Quando criança, costumava olhar para o horizonte, para as montanhas que formavam o cenário de minha infância e ficava a imaginar o que havia por trás delas, o que me aguardavam lá, além do horizonte!? Bem, até hoje, elas me surpreendem, sempre penso que sei o que há depois delas, mas sempre descortinam novos horizontes e isso é até fascinante! Impulsiona-nos a viver e viver mais intensamente! Por isso não gosto de lugares sem horizonte, sem montanhas.
Hoje resolvi resgatar as cidades por onde já morei e mostrar o caminho percorrido em minha vida.
Onde eu nasci:
Guarujá (SP) – Brasil
Vicente de Carvalho é um distrito do município brasileiro de Guarujá, no litoral do estado de São Paulo.
No dia 30 de dezembro de 1953, quando ainda se denominava Itapema, por um decreto do governo do estado, foi elevado à condição de distrito de Guarujá. Desde essa época não parou de crescer e abriga hoje 50% da população do município, estimada em 280 mil habitantes.
A avenida Tiago Ferreira é seu coração comercial com mais de quatrocentos estabelecimentos e em seu trecho final localiza-se a estação das barcas e catraias por onde circulam diariamente cerca de vinte mil pessoas em direção ao sistema de travessia com destino à cidade de Santos do outro lado do estuário onde se localiza um dos maiores portos do mundo.
O distrito apresenta uma diversidade cultural, com forte presença de nordestinos, catarinenses e libaneses que se instalaram no comércio. Tem presença marcante de estrangeiros devido ao cais de Conceiçãozinha.
Em Vicente de Carvalho morou o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que foi morador do distrito durante cerca de quatro anos logo após sua chegada do Nordeste por volta de 1952.
E em 1956, nascia “EU”, na qual morei até os 10 anos de idade, tenho saudades dessa época, o que mais gostava de fazer era a travessia de barca entre Vicente de Carvalho e Santos, um lindo cenário, um passeio que durava cerca de 25 minutos que guardo até hoje na memória, e que passo a mostrar através desse vídeo que encontrei.
Travessia Santos/Vicente de Carvalho
Quando afirmo: sou de Guarujá, é como dizer: sou também de outros lugares. Nas seis ou sete cidades em que morei em meio século de vida, alguma coisa me tocou: uma paisagem, um corpo amado ou desejado, ou uma amizade que ficou para sempre na minha memória. O conhecimento do outro, é uma das grandes dádivas da vida.
Santos – (SP) – Brasil
Santos possui o maior jardim à beira-mar do mundo:
sete quilômetros na orla.
sete quilômetros na orla.
Santos é uma das cidades mais antigas do Brasil, portanto histórica, mas também cosmopolita, portuária e ecológica. Seu povoamento começou por volta de 1540 e o passado deixou legados preciosos em casarões, museus e igrejas, destacando-se a Bolsa Oficial do Café, marco da riqueza da cidade. Santos abriga o maiorcomplexo portuário da América Latina, construído no início do século XX, fase de grande progresso como escoradouro de café.
Suas praias são limpas, com jardins coloridos, entremeados de amendoeiras e palmeiras.
Decretos, leis e iniciativas resgataram seu velho charme de cidade litorânea ecologicamente correta. Santos oferece ainda vida cultural intensa, um centro comercial dinâmico, bares movimentados, restaurantesrequintados e todo o conforto de um moderno centro turístico.
Suas praias são limpas, com jardins coloridos, entremeados de amendoeiras e palmeiras.
Decretos, leis e iniciativas resgataram seu velho charme de cidade litorânea ecologicamente correta. Santos oferece ainda vida cultural intensa, um centro comercial dinâmico, bares movimentados, restaurantesrequintados e todo o conforto de um moderno centro turístico.
Talvez por nascer tão próximo a essa cidade e passar a maior parte da minha juventude lá, eu me considero uma Santista nata, dentre tantos vídeos que encontrei, esse que passo a mostrar é bem mesmo o pensamento dos santista.
Ser Santista (Voz Nizio Lemos)
São Vicente
São Vicente é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista, namicrorregião de Santos.Foi a primeira vila fundada pelos portugueses na América , em 1532. Hoje, a cidade, situada na metade ocidental da Ilha de São Vicente, que compartilha com Santos, baseia a sua economia no turismo.
Quando casei fui morar em São Vicente, estar aqui é a mesma coisa que estar em Santos…é muito lindo, posso dizer que passei bons momentos nesta cidade, é um encanto.Só saudades
Tributo a São Vicente
São Paulo – (SP) – Brasil
São Paulo, capital do estado homônimo, é a maior cidade do Brasil, das Américas e de todo o hemisfério sul.Uma das cidades brasileiras mais influentes no cenário global, São Paulo é considerada a 14ª cidade maisglobalizada do planeta, recebendo o status de cidade global beta, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).
São Paulo, terra da garoa. Morei em Sampa durante três anos, aqui nasceu minha primeira filha. Terra acolhedora e de vária etnias.
Música:Saudade de minha terra com imagens de São Paulo
Campo Grande (MS) – Brasil
Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, Campo Grande foi fundada há mais de 100 anos porcolonizadores mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados. A cidade foi planejada em meio a uma vasta área verde, com ruas e avenidas largas. Relativamente arborizada e com diversos jardins por entre as suas vias, apresenta, ainda nos dias de hoje, forte relação com a cultura indígena e suas raízes históricas. Por causa da cor de sua terra (roxa ou vermelha), recebeu a alcunha de Cidade Morena. A cidade está localizada em uma região de planalto, em que é possível ver os limites da linha do horizonte ao fundo de qualquer paisagem. O aqüífero Guarani passa por baixo da cidade.
Quando aqui cheguei pensei que não iria me adaptar, essa cidade me acolheu de braços abertos, se tem um lugar que para sempre ficará guardado em minha lembrança é Campo grande, aqui fiz grandes amigos, onde nasceu também minha segunda filha. Encontrei esse vídeo no qual quando vi me emocionei bastante.
Um pouco sobre Campo Grande- Mato Grosso do Sul (MS)
Laguna – (SC) – Brasil
Palco de eventos importantes da História do Brasil, cidade histórica e praiana, Laguna tem o melhor carnaval do sul do País. Laguna tem como base econômica a pesca nas lagoas e na costa atlântica, com alta produção de camarão e siri. O turismo também é grande fonte de renda, especialmente no verão, quando milhares de turistas invadem suas lindas praias.
De acordo com as normas gramaticais da língua portuguesa, considerando ser o município batizado em função de um acidente geográfico, a grafia correta é "Município da Laguna", corroborando tanto com os versos do hino municipal ("Minha Laguna") quanto com o linguajar típico dos habitantes, que se referem a sua cidade como "a Laguna", "ir à Laguna", "voltar da Laguna", "sou da Laguna"
Conheço essa cidade desde pequena, cidade onde nasceu minha mãe, aqui era o meu local preferido para passar as férias, nunca me imaginei morando aqui, mais o destino assim o quis. Morei nesse encanto de cidade durante quatro anos, e sempre que posso aqui estou nos fins de semanas, não existe um local melhor para descansar e apreciar as belezas naturais como essa cidade tem.
Laguna...Minha Laguna
Florianópolis (SC) – Brasil
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina e uma das três ilhas-capitais do Brasil. Originalmente denominada "Ilha de Santa Catarina" ja que Francisco Dias Velho o fundador do povoado chegou ao local no dia de Santa Catarina. Ela continuou por muito tempo sendo assim chamada inclusive até se tornar vila com o nome de Nossa Senhora do Desterro. Fato que comprova é que até mesmo nas correspondências oficiais ainda se mencionava como sendo Ilha de Santa Catarina, nome que nas cartas de navegação da época ela era descrita. Com a Proclamação da República a vila elevou-se a cidade aonde decidiram fortalecer o nome correto, mas agora passando apenas a se chamar "Desterro", nome esse que desagradava os moradores pois este termo lembrava "desterrado" ou seja, alguém que esta no exílio ou quem era preso e mandado para um lugar desabitado. Esta falta de gosto pelo nome fez com que algumas votações acontecessem para uma possível mudança, uma delas foi a de "Ondina" nome de uma deusa da mitologia que protege os mares. Este nome foi descartado até que com o fim da Revolução Federalista, em 1894, em homenagem ao então presidente da República Floriano Peixoto, Hercílio Luz mudou o nome para Florianópolis. Mas é preciso que se diga que Floriano Peixoto não era uma autoridade com popularidade na cidade e enfrentou grande resistência de seu governo em Desterro, ja que ela era um dos principais pontos que se opunham a este presidente, que mandou um exército para a cidade para que fosse derrubada esta resistência. Deste nome deriva o apelidoFloripa, pelo qual a cidade é amplamente conhecida. Considerada por muitos habitantes e turistas que a visitam como detentora de uma beleza singular, 42 praias, dotada de fortes traços da cultura açoriana, observados nas edificações, artesanato, no folclore, culinária e nas tradições religiosas, Florianópolis tem noturismo uma de suas principais fontes de renda.
Eu sou simplesmente apaixonada por Floripa, essa ilha da magia me enfeitiçou..morei aqui durante alguns anos e pretendo voltar, Me aguardem…Linda de +
Florianópolis – A Ilha da Magia
Içara - SC - Brasil
Içara, uma cidade pequena mais acolhedora, estou aqui a quase dois anos, no começo foi difícil, pensei que nunca ia me adaptar, mais o tempo foi passando e ela foi me conquistando.
Içara video e Hino da cidade
Os sonhos que eu vivi, os caminhos que percorri… são tantos que impossíveis descrevê-los todos aqui! …
É uma delicia voltar as cidades onde morei…
Rever os velhos amigos ….
Constatar que muita coisa mudou…
Mas as pessoas contiuam as mesmas!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário