terça-feira, 24 de abril de 2012

A Arte De Agradar a Todos

falsidade

A difícil arte de agradar a todos…
        Nesses últimos dias fui levada
        Por uma enxurrada de contradições.
        Será que sou boa ou má?
        Será que sou agradável ou não?
        Sincera e humilde, sei que sou…
        Se falo estou errada…
        Se calo, mesmo calada sou julgada…
        Como prepotente e esnobe…
        Ora… Faça-me o favor!
        Tenho o direito de me proteger,
        O direito de me afastar…
        Porque dentro de mim há uma
        Bússola certeira e afinada…
        Que acusa a hora de parar
        A viagem, descer na estação
        Mais próxima, encurtar a estrada…
        Se sou desagradável porque
        Sou autêntica, continuarei
        Sendo desagradável,
        já que não me rendo
        A conversas enganosas e cheias
        de segundas intenções…
        Não sou de usar cabresto,
        Muito menos bailarina
        Para ser levada pelos sons…
        Se alguém quer minha amizade,
        Terá, desde que a sua seja de fato amizade..
        Não use, por favor, de meias palavras,
        Meias conversas, meias verdades…
        É difícil agradar, quando a meta da maioria
        é olhar para o próprio umbigo…
        Exterminada será e a minoria será um fato.
        Mas por que agradar? – Pra quê?
        Eu desisti dessa arte. – Ou artimanha?
        Ser popular é caminho para a mediocridade,
         É perder a própria identidade…
        O artista por melhor que seja
        Conquista a fama e perde a liberdade…
        Entre o dono da boiada e os bois,
        Não serei pasto, me afasto…
        Não me abalo, não me arrasto…
        Faço parte de um grupo de poucos…
        Como agradar muitos nesse teatro de loucos?
        Se o maior homem do mundo,
        Não conseguiu agradar a todos?!…

        Mary Trujillo

Nenhum comentário:

Postar um comentário