terça-feira, 29 de novembro de 2011

Gramado e Canela (RS) - Natal Luz 2011


"Leve nos olhos a imagem colorida de Gramado" 
Portal da Cidade


Gramado e Canela é um sonho! Tudo é lindo. Conheci as duas cidades a muitos anos atrás, voltei domingo agora. Tive a oportunidade de ver as cidades em épocas diferentes, todas maravilhosas. Sou apaixonada por todos os detalhes de Gramado e Canela. “CONHEÇAM”, vale muito à pena conhecer esse encanto de cidade. As ruas são tão limpinhas, todas recheadas com hortênsias, as estradas para chegar (existem duas) são lindas, não vemos um buraquinho e as paisagens, maravilhosas, tirei várias fotos. Por ser uma cidade turística as coisas são um pouquinho caras, mas cada centavo vale a pena, tem coisas que dinheiro nenhum paga, por exemplo a emoção do natal luz é demais e as flores que nesse período do ano dão um colorido especial para a cidade, sem contar as pessoas são muito carismáticas e educadas sabem tratar e agradar você. Estou contando os dias para retornar a esse paraíso, pois parece um pedacinho do céu.


Começando o meu o passeio por Canela (RS)

Canela é um Município de origem alemã na serra gaucha, faz divisa com Gramado. A cidade é conhecida por atrações turísticas como a Cascata do caracol, Parque da Ferradura e a Catedral de Pedra.




Catedral Nossa Senhora de Lourdes - Catedral de Pedra



Arredores da Igreja, eu e minha Amiga Norma descansando....
Presta atenção no banquinho"Que mimo"


Apaixonada por flores não poderia ficar sem registrar
 essas belas florzinha...Essas rochinhas são um encanto.

Parque Temático Mundo a Vapor

Mundo a Vapor : A fachada do parque temático reproduz em tamanho natural um famoso acidente ferroviário de 1895 em Paris, quando uma locomotiva descontrolada atravessou a parede da estação de Montparnasse e ficou literalmente pendurada a 12 metros do chão. Como chamou a atenção da capital francesa na época, o faz até hoje na sua representação gaúcha. Muita gente aproveita a chance para boas fotografias. Assim como eu também vou aproveitar essa chance!hehehe. Infelizmente não entramos no parque, mais da próxima vez que vier a Canela quero conhecer.



Mundo a Vapor dizem ser uma verdadeira viagem no tempo. Lá dentro, o visitante aprende muito sobre a evolução das máquinas industriais, das que usavam a força motriz da água até os motores a vapor: fabricação de tijolos, fundição de metais, trituração de pedras e produção do papel, tudo fruto do calor das fornalhas de equipamentos que convertiam a pressão do vapor em energia cinética.

Outras formas de aproveitamento da energia ao longo das eras estão representadas: usinas (eólica, termoelétrica e hidrelétrica), máquinas movidas por força animal e humana, um moinho d’água e um de pedras.



Parque da Cascata do Caracol



Canela é a cidade do turismo com natureza, onde o parque da Cascata do Caracol
 é um lugar imperdível para se visitar.


Teleférico do Parque do Caracol, um passeio inesquecível.

Inserido em uma área de 59 hectares de preservação  onde a natureza é bela e abundante. A volta tem duração de aproximadamente 20 minutos e proporciona um passeio tranqüilo e relaxante. Temos a opção de desembarcar nas extremidades onde tem mirantes com vista para o cânion da cascata e para o Vale da Lageana por vários ângulos. 
Em sua extensão, durante toda descida até sua base, tem-se a oportunidade de contemplar a vista frontal da Cascata do Caracol, Além de apreciar as mais belas flores de hortênsias.




Estradinha de chão, entrada do parque Caracol,
 cercada de hortênsias, muito lindo mesmo!


Agora chegou a vez de Gramado - Ah Gramado!!!!!


Portal da Cidade

Gramado é uma das cidades pertencentes a Serra Gaúcha, e o terceiro mais visitado destino turístico brasileiro. Sua culinária e arquitetura urbana tem uma forte influência alemã e italiana. Possui um clima bem ameno. É renomada pelas hortências que florescem na primavera e verão, e geadas são comuns no inverno. Gramado também organiza o Festival de Gramado, o mais importate festival de cinema sul-americano, e o Natal Luz, um dos mais bonitos eventos de natal brasileiros


Começamos o nosso passeio pelo Lago Negro.

Lago Negro: O parque tem esse nome pois foi criado após a ocorrência de um incêndio na mata da região, no local do incêndio foi feito um lago e as árvores para o reflorestamento foram importadas da Floresta Negra da Alemanha, aí a origem do nome.



Mais uma vez elas estão ai...Lindas!!!




Os pedalinhos são bastante procurados pelos turistas, e quem preferir pode trocar os tradicionais cisnes pelos novos pedalinhos em formato de caravelas




Visitando o Lago Negro notei que é comum ver os moradores e turistas tomando chimarrão sentados nos gramados ao redor do lago. Como não sou boba também sentei para apreciar a linda paisagem.

.


Paradouro Lago Negro: A responsável pelo cardápio é a Chocolates Caracol, conhecida pelas suas delícias. Aqui é possível almoçar com vista para o Lago, tomar um café, saborear um sorvete e até ver como se prepara “ao vivo” o famoso chocolate de Gramado. O problema do Paradouro é o preço dos produtos que chegam a ser três vezes mais caros do que em outros lugares.


No Parque também acontece uma feirinha de artesanato bem legal.




Parque Temático Mini Mundo

 Mini Mundo : O mundo em miniatura com réplicas de famosos edifícios europeus, castelos, trens, moinhos, igrejas, casas, torres, lagos e cascatas, entre outras coisas.O Mini Mundo foi realizado pela família Höpper em 1981. Um lugar maravilhoso.







Dentro do Mini mundo as mais belas hortênsias que eu já vi!



Réplica do Aeroporto Internacional de Bariloche 

Poço dos desejos, eu pedi para ganhar na loteria...rsrsrsrs!!!! 


Museu do Perfume

O museu do Perfume está localizado junto a Loja FRAGRAM, (estrada Gramado – Canela), em um ambiente rústico e requintado.

Fábrica, Loja e Museu. Produz deo-colônias corporais, odorizantes de ambientes e alguns cosméticos na linha de maquiagem, além de ser o primeiro museu da perfumaria do Brasil. Possui uma exposição de cerca de 450 frascos de clássicos da perfumaria mundial e outras curiosidades, como um teste psicológico que orienta na escolha do perfume pessoal. Além disso, o visitante pode assistir no interior da loja um vídeo com duração de 5 minutos com informações gerais e curiosidades sobre o mundo do perfume. Eu comprei a colonia Bele, uma delicia. 








Chocolate artesanal

Ir a Gramado e não visitar as fabricas de chocolate é um sacrilégio


Gramado é o berço do chocolate artesanal porque foi onde surgiu a primeira fábrica de chocolates artesanais do Brasil. A partir dessa iniciativa pioneira, diversas outras empresas iniciaram a nobre arte de trabalhar com chocolates elaborando os mais diversos tipos de bombons trabalhados como obras de arte.


 
.



Os chocolates são ótimos. Das duas fabrica que visitei a diferença é que os da florybal são mais baratos e a qualidade é a mesma. Foi "aqui" que deixei o meu "dindim" e comprei as delicias para a família e sai da dieta também, não resisti! rsrsrs.


Como boa viciada em chocolate.. nada como visitar uma mini fábrica de chocolate 




A fábrica da Caracol é na verdade uma atração diferente, com painéis que contam a história do chocolate, e acho que é mais atrativa para as crianças. Se chama "O Reino do chocolate". Fica na Avenida das Hortênsias.


Logo na entrada tem um enorme coelho que dizem ser o maior coelho de chocolate do mundo.

Algumas considerações importantes sobre o humilde coelhinho:

1- O consumo per capto de chocolate no Brasil é de 2,05 kg/ano. Baseado nisso, seriam necessários 800 anos para consumí-lo.
2- Mas, se você fosse um chocólatra e consumisse em média 100g por dia, neste caso seriam precisos 16.400 dias para consumí-lo, ou seja, 44 anos e 93 dias.
3- Transformando o seu peso (1.640 kg) em calorias chegamos a 8.856.000 cal, considerando um consumo médio diário de 1.800 calorias precisaríamos de 4.920 dias para consumí-lo.
4- O valor estimado, baseado no preço da linha nobre, não considerando o valor da arte (incalculável) chegaram a US$30.000,00.
5- O trabalho foi realizado em 23 dias e contou com 03 pessoas para a sua construção.


Mini fábrica de chocolate







No Espaço Temático, há uma galeria de imagens e frases relacionadas ao chocolate:


Tentativa de uma foto geral.


" Forca é a capacidade de partir uma barra de chocolate
 em duas e comer apenas uma"



"Chocolate é a maneira que a natureza encontrou 
de compensar as segundas-feiras."


"Para remover manchas de chocolate lamba-as."

"Chocolate é mais barato que terapia.
E você nem precisa agendar uma consulta.



Os quadros que se mexem. Maravilhoso! 



Há também um show com efeitos de som, luz e cenografia contando a história do chocolate, desde o descobrimento pelo povo Asteca até os dias de hoje. .







No final do passeio chega-se à cafeteria com uma linda vista para o Vale do Quilombo. As poltronas tem forma de xícara e as mesas de tabletes de chocolate.





 A casa oferece também lan house e uma lojinha, chamada Sala dos Tesouros com produtos a preço de fábrica.




Budega's Vinho e Queijos





Aqui você encontra queijos, vinhos coloniais, vinhos finos, salames coloniais, salames de javali, sucos de uvas tintas e brancas naturais, doces e geleias, artesanatos,adegas, facas,tudo feito na região. Se você quiser presentear alguém com vinho, pode personalizar as garrafas. Os valores aqui são bem razoáveis deu para fazer umas comprinhas legais!!!!


Fica difícil de acreditar, mais todos esses passeios maravilhosos foram feito em um dia só, foram cronometrados para que pudéssemos realiza-lo. Cansativo? Sim! Mais a beleza do lugar nos impede de pensar em cansaço. Agora são exatamente 18:00 hs vamos para o centro da cidade de gramado, farei um passeio pelo comercio e vou esperar ansiosa pelo acendimento das luzes do "Natal Luz" que será as 21:30hrs.




Um dos vários relógios-termômetro clássicos com números romanos
 espalhados pela Borges de Medeiros.
A decoração de Natal de Gramado e toda feita de garrafas pet
veja essa que linda que ficou.

Mamãe Noel
Presépio bem no centro da cidade,fica próximo onde esta 
a arvore de natal para o acendimento das luzes. Muito lindo mesmo.




Numa caminhada pela ruas de Gramado - seja à noite ou durante o dia - é possível conferir toda a beleza dos adornos feitos com garrafas PET. Esta graciosa decoração é resultado de um trabalho de consciência ecológica, onde todos estão voltados para o bem comum: neste caso, uma cidade muito mais bonita, preservada e enfeitada para o Natal.Aprecie!



Aqui eu não sei quem esta mais cansado!

Eu ou Papai Noel? hohoho!!!!!



"Natal Luz"




Natal Luz: A cidade é conhecida nacionalmente por abrigar ao final de todo ano o Natal Luz , considerado o maior do gênero no mundo e o mais tradicional no país. Há atrações para todas as idades, durante o dia e à noite. Durante quase três meses a cidade recebe diversas apresentações como shows, acendimento diário das Luzes, três shows do Natal Gaúcho, Árvore Cantante, Parada de Natal, Exposição de Renas, Tannenbaumfest, Tour de Natal, Exposição de Quebra Nozes, Vila de Natal, entre tantas outras atividades.

Infelizmente não vamos poder participar desses espetáculos, primeiro pela falta de tempo pois nosso passeio foi de somente horas, segundo mesmo se quiséssemos a maioria e os melhores shows não são diariamente e conversando com o guia local o mesmo nos informou que as vendas de convites estão totalmente esgotada até o termino do Natal Luz. Mais já me dou por satisfeita por somente estar aqui passeando pelo centro e maravilhada com as decoração de natal das ruas, que esta simplesmente linda, o capricho dos lojistas com suas vitrines, e os moradores local que se dedica totalmente deixando suas casas lindas para receber o turista. Ficaremos para o acendimento das Luzes esse eu não quero perder! rsrsrsrss.





É ao redor do pinheiro de oito metros de altura, instalado na esquina das avenidas Borges de Medeiros e das Hortênsias, que o momento mágico é celebrado. Durante cinco minutos, as luzes se acendem gradualmente até transformarem por completo o visual da cidade.






Filmei parte da cerimônia do Acendimento das Luzes, cartão de memória lotado...Apenas parte mesmo! mais quero que fique registrado para quando a memoria esquecer os olhos lembrarem de um momento tão lindo e de tanta emoção pra mim e para todos que estavam ali presente.Simplesmente maravilhoso!!!!! Parabéns Gramado, para sempre em meu coração! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário